LogoCitolab
×


Nosso Blog

MELANOMA - Foco no diagnóstico

12/05/2020 MELANOMA - Foco no diagnóstico

Melanoma

Por: Dra. Juliana Elizabeth Jung, PhD - CRM 19955 - Médica Dermatopatologista do Citolab Laboratório, autora do livro: Roteiro Ilustrado de Dermatopatologia - Editora DiLivros

 

A clínica clássica do melanoma cutâneo em qualquer localização anatômica é caracterizada por uma lesão assimétrica, mal delimitada com bordos exibindo chanfraduras e endentações. Irregularidades na superfície podem ser visíveis ou palpáveis e habitualmente a lesão apresenta uma variedade em tons de marrom.

Outras características clínicas que podem ser indicativas de malignidade são: aumento súbito de tamanho da lesão, ulceração com ou sem hemorragia, eritema ou inchaço na pele subjacente, presença de dor ou prurido e de cores variadas especialmente tonalidades de vermelho, branco, castanho ou azul.

Uma pequena percentagem de melanomas nodulares são amelanóticos (não pigmentados), e podem-se confundir com lesões benignas e serem extremamente difíceis de detectar.

Os melanomas cutâneos são classificados em quatro grupos principais:

1. Disseminação superficial.
2. Lentigo maligno.
3. Acral lentiginoso.
4. Nodular.

Esta classificação é baseada em achados clínicos/topográficos.

A neoplasia pode ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo comum no tronco em homens e membros inferiores nas mulheres. Sítios menos frequentes de localização primária dos melanomas incluem tumores no leito ungueal (unhas), globo ocular, palato, gengivas, ânus, vulva, e sistema nervoso central.

Em 4-5% de todos os casos, o doente apresenta-se com metástases viscerais ou linfáticas, mas o sítio do melanoma primário é desconhecido.

Com exceção do melanoma nodular, a maior parte dos melanomas existe durante largos períodos de tempo antes do diagnóstico. A história natural dos melanomas caracteriza-se por um período inicial, que pode ser muito prolongado, de crescimento horizontal (fase de crescimento radial) e por um segundo período de penetração das estruturas profundas da pele (fase de crescimento vertical). 

Esta fase está associada à invasão dos vasos sanguíneos e linfáticos da pele, traduz a presença de um tumor invasivo e é responsável pela disseminação do melanoma, com formação de lesões satélites na pele próximo do sítio do tumor primário, gânglios linfáticos regionais invadidos e metástases viscerais à distância.

Achados histológicos

A expressão histológica clássica do melanoma cutâneo em qualquer localização é também de uma neoplasia assimétrica e mal delimitada, caracterizada por ninhos de células melanocíticas na epiderme que variam em forma e tamanho e não são equidistantes uns dos outros podendo tornar-se confluentes. Melanócitos isolados dispostos na epiderme acima da junção dermo-epidérmica podem ser predominantes sobre os ninhos de células melanocíticas em alguns campos e podem atingir porções superiores da epiderme, inclusive a camada córnea. 
Achados semelhantes são encontrados ao redor de anexos cutâneos.

Na derme os ninhos de células melanocíticas podem constituir agregados celulares ou formar lençóis e eles não apresentam a maturação comum aos nevos, ou seja, nem as células nem os seus núcleos ficam menores à medida que avançam em profundidade e a base da lesão é irregular. Esses melanócitos também variam em tamanho e forma, e seus núcleos são atípicos, podendo adquirir formas bizarras. Figuras de mitoses podem ser abundantes e necrose pode ser visualizada. A presença de pigmento melânico por vezes é mais abundante na base do que na superfície da lesão.

Dados histológicos requeridos para o diagnóstico de melanoma

Suptipo histológico
Fase de crescimento
Índice de Breslow
Nível de Clark
Mitoses
Regressão
Satelitose microscópica
Infiltração perineural
Invasão angiolinfática
Ulceração
Margens cirúrgicas
Infiltrado linfocitário intratumoral e peritumoral
Metástase in transito

 

Um dos principais fatores prognósticos em melanoma cutâneo é o Índice de Breslow, que representa a espessura tumoral. Ele é medido a partir da camada granulosa da epiderme até a célula tumoral invasora mais profunda da derme.

Esse índice é considerado na atualidade o melhor atributo preditivo isolado para o acompanhamento clínico do paciente. É reconhecido como a medida padrão ouro; para a estratificação dos pacientes de acordo com o risco de desenvolver metástases.

Pacientes com lesões de espessura 0,75 mm possuem prognóstico excelente, ao contrário daqueles com lesões de espessura 3,0 mm

.

 

Há ainda o Nível de invasão de Clark (nível de invasão), é dividido em:

I - lesões intra-epidérmicas e epitélio anexial;
II - invasão até a derme papilar;
III - preenche toda a derme papilar, sem invadir a derme reticular;
IV - invasão da derme reticular;
V - invasão da hipoderme.

 

A regressão em melanomas é caracterizada clinicamente pela presença de irregularidade na coloração da lesão, especialmente áreas hipopigmentadas e esbranquiçadas. Histologicamente, a derme papilar apresenta-se espessada por fibroplasia, acompanhada por telangiectasias e infiltrado inflamatório de intensidade variável, constituído por linfócitos e melanófagos.

A satelitose microscópica é definida como um nódulo distinto de melanoma separado da lesão principal por colágeno ou gordura por 0,5 mm ou mais. A metástase in transito é definida como metástase linfovascular em derme ou tecido celular subcutâneo distando 2,0 cm ou mais do tumor primário, próximo aos linfonodos
regionais.




 

 

 

 

Galeria de fotos

MELANOMA - Foco no diagnóstico
MELANOMA - Foco no diagnóstico
MELANOMA - Foco no diagnóstico
MELANOMA - Foco no diagnóstico
MELANOMA - Foco no diagnóstico
Comentar


Outras notícias
Lesão vulvar em gestante de 29 anos

B.D.S., feminino, 29 anos, apresenta múltiplas lesões em placa, esbranquiçadas em vulva, 0,5 cm, indolores, realizada biópsia.

Leia +
Tumor do estroma mamário em paciente de 62 anos.

Este tipo de tumor representa apenas 1% dos tumores da mama.

Acomete mulheres com idade média de 45 anos e é raro em crianças ou homens.

Leia +
Adenocarcinoma de cérvix relacionado ao HPV (tipo usual)

Abordagem da classificação tumoral baseada no padrão de invasão estromal (Sistema Silva).
Desafiador 30% - 50% de falsos negativos na citologia.

 

Leia +
whatsapp Citolab
Consulte seu resultado