LogoCitolab
×
Intolerância à Lactose
O que é:

 

A  intolerâcia à lactose é caracterizada pela incapacidade da digestão da lactose, um açúcar encontrado exclusivamente no leite e seus derivados.

Um gene denominado LCT guarda a informação para a produção da lactase.

Na ausência da enzima lactase, que possibilita a quebra e absorção da molécula, a lactose é fermentada pelas bactérias do trato gastrointestinal, como resultado temos os  sintomas como dores abdominais, diarreia, gases, entre outros.

A diminuição da produção da lactase (hipolactasia) pode se manifestar sob três formas: congênita, primária e secundária.

Forma congênita: Rara, autossômica recessiva, decorrede alterações no gene LCT que codifica a enzima lactase, resultando em uma atividade diminuída, inativação e/ou ausência da lactase. Está associada à diarréia infantil após a primeira exposição ao leite materno.

Forma primária do adulto,  é uma desordem autossômica recessiva resultante do declínio fisiológico da atividade da enzima lactase. É a causa mais comum de deficiência da enzima lactase.

Forma secundária: Coomorbidade de doenças específicas  ( doença celíaca, gastroenterites e doença de Crohn.

Os polimorfismos C/T13910 e G/A22018 analisados no teste, apresentam forte correlação com a persistência ou não da lactase.

O exame conhecido como Teste Genético de Intolerância à Lactose (LACTG) pesquisa, por meio do sequenciamento de nucleotídeos, a presença dessas possíveis variações genéticas.

Quando comparado a outros testes para diagnóstico da intolerância à lactose, a análise molecular possui elevadas sensibilidade e especificidade ao predizer com alta probabilidade se um indíviduo é intolerante à lactose ou não, incluindo os lactentes.

Orientações da coleta:


Não necessita pedido médico.
Necessita agendamento prévio para orientações exclusivas.
Amostra: Sangue periférico.


Siga-nos nas redes sociais, curta nossa página, facebook@citolablaboratório
Conheça outros exames

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Newslatters

Receba nossas Novidades
whatsapp Citolab