LogoCitolab
×
Exame Imuno-histoquímico / Imuno-citoquímico
O que é:

Exame molecular, detecta características específicas das células ou tecidos.

O prazo para o resultado deste exame é um dos nossos diferenciais, 48 a 72 horas.
(Eventualmente por peculiaridades do material, este prazo poderá ser estendido, mas não sem antes alertar o médico assistente e não mais que 24 horas).


Sinônimos: Exame de imunoistoquímica - IHQ / imunohistoquímico /imuno-histoquímico quando em tecidos. Exame de imunocitoquímica, quando em material citológico.

Utiliza anticorpos específicos. Avalia-se pela existência de reação antígeno-anticorpo, a presença ou não do antígeno pesquisado.

A IHQ se tornou uma técnica crucial e é amplamente utilizada em muitos laboratórios de pesquisa médica, bem como em diagnósticos clínicos.

Aplicabilidade:

Marcadores prognósticos no câncer

Prever o prognóstico dos tumores pela identificação de enzimas, antígenos específicos de tumores, oncogenes, genes supressores de tumores e marcadores de proliferação de células tumorais. A análise de tumores por esses métodos é uma melhoria significativa em relação às considerações prognósticas convencionais por estadiamento clínico e classificação histológica. A IHQ é usada para diagnóstico de doenças, desenvolvimento de medicamentos e pesquisa biológica. Usando marcadores tumorais específicos, os médicos usam o IHQ para diagnosticar uma neoplasia como benigna ou maligna, determinar o estágio e o grau de um tumor e identificar o tipo de célula e a origem de uma metástase para encontrar o local do tumor primário. A IHQ também é usada no desenvolvimento de fármacos para testar a eficácia destes, detectando a atividade ou a regulação para aumento ou diminuição das doses. 

Tumores de histogênese incerta

Os métodos IHQ trouxeram uma revolução na abordagem do diagnóstico de tumores de origem incerta, primária e metastática, de tumores primários desconhecidos. Um painel de anticorpos é escolhido para resolver esses casos de problemas de diagnóstico. A seleção dos anticorpos que é elaborada é baseada na história clínica, características morfológicas e resultados de outras investigações relevantes.

Previsão de resposta à terapia

A IHQ é amplamente utilizado para prever a resposta terapêutica em dois tumores importantes, o carcinoma de mama e próstata. Ambos os tumores estão sob a regulação do crescimento dos hormônios estrogênio e androgênio, respectivamente. Os receptores específicos para esses hormônios reguladores do crescimento estão localizados nas respectivas células tumorais. Tumores que expressam alto nível de positividade do receptor responderiam favoravelmente à remoção da fonte endógena de tais hormônios ou a terapia hormonal é administrada para diminuir seus níveis. 

Infecções

Também estão sendo aplicados métodos imuno-histoquímicos para confirmar o agente infeccioso nos tecidos pelo uso de anticorpos específicos contra DNA ou RNA microbiano. A IHQ também pode ser usada para detectar organismos em preparações citológicas, como fluidos, amostras de escarro e material obtido a partir de procedimentos de aspiração por agulha fina, (PAAF).

Em Genética

A IHQ também pode ser usada para determinar a função de produtos genéticos específicos em processos biológicos fundamentais, como desenvolvimento e apoptose.

Aplicação em pesquisa

A IHQ é uma ferramenta importante em laboratórios de diagnóstico e pesquisa para uma detecção e quantificação de proteínas anormais nos tecidos humanos e em animais experimentais.

Metodologia:

Compreende diversas etapas técnicas especiais. Por vezes a complexidade do caso, impõe que novos anticorpos sejam utilizados (painel ampliado).

Técnica:

Realizada microtomia a 4µm, sendo os cortes obtidos dispostos em lâminas de carga positiva. Este(s) e os controles positivos são submetidos ao método imunoistoquímico 100% automatizado, Autostainer Link pela técnica de detecção pelo sistema EnVision™ Dual Link, com painel de anticorpos monoclonais e/ou policlonais, revelados através da diaminobenzidina (DAB). Montagem definitiva em bálsamo sintético e lamínula de 24x50mm.  

Informes Técnicos:


Dados e parecer clínico são imprescindíveis.

Requer o bloco histológico representativo da lesão.

Se de outra procedência, o laudo original.

Na dúvida contatar o laboratório.

Conheça outros exames

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Newslatters

Receba nossas Novidades
whatsapp Citolab