LogoCitolab
×
Citopatológico cérvico-vaginal convencional
O que é:

Também chamado Exame de Papanicolaou, Citologia oncótica, Exame preventivo de câncer ou simplesmente Preventivo, compreende a análise das células esfoliadas do colo uterino e/ou paredes vaginais, proporcionando informes valiosos à saúde da mulher.

 

Exige técnica adequada de colheita, com fixação imediata e estreita correlação com dados clínicos.O material é depositado e fixado em uma lâmina de vidro e submetido a processamento técnico, onde se inclui a coloração de Papanicolalou.

 

O médico citopatologista estuda a morfologia dos elementos celulares e do microambiente vaginal e a luz dos dados clínicos interpreta e registra os achados.

 

O laudo tem caráter presuntivo necessitando correlação clínico / colposcópica e ou estudo histopatológico se pertinente.

 

A periodicidade do exame é determinada pelo médico ginecologista, conforme o que preconiza a Sociedade Brasileira de Ginecologia.

 

O Laboratório conserva em arquivo permanente o material já laudado (lâminas citológica) e a disponibiliza para o paciente, a qualquer tempo.

 

Informes técnicos: Após identificação indelével, material laminado submetido ao método de Papanicolaou, com hidratação progressiva, coloração por hematoxilina, desidratação alcoólica, coloração pelo EA36 e Orange G, diafanização e montagem definitiva em bálsamo e lamínula de 24x50mm.  

Orientações da coleta:

Para assegurar a qualidade do exame preventivo:

 

A paciente deve:

 

Evitar duchas vaginais ou cremes vaginais prévios ao exame.

Fazer abstinência sexual nas 48h que antecedem o exame

Evitar o período menstrual.

 

O médico:

 

Fixar o material imediatamente à colheita

Fornecer dados clínicos pertinentes

Somente aceitar laudos citopatológicos efetuados por profissional médico.



Conheça outros exames

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Newslatters

Receba nossas Novidades
whatsapp Citolab